conheça nossos professores

Diretor da EDUTECH Ambiental. Expressividade na gestão de projetos de Auditoria, Valorização e Remediação de Passivos Ambientais em áreas e áreas contaminadas em todo o Brasil e países da América Latina. Desenvolvimento e implantação de estudos de impacto e projetos de recuperação ambiental. Doutorando USP. Mestrado em Tecnologia Ambiental – IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas; Especialista em Gestão Ambiental – Universidade de São Paulo (USP) – Faculdade de Saúde Pública; Especialista em Gerenciamento de Equipamentos – Faculdades Oswaldo Cruz; Extensão em Gerenciamento de Plantas de Tratamento de Efluentes – SABESP; Bacharel em Química – Universidade de São Paulo (USP).

Advogada especializada em meio ambiente e bacharel em Turismo. Mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT-SP e especialista em Biossegurança pela UFSC. Sócia-fundadora de Santos & Cerântola Sociedade de Advogados. Compõe equipes de peritos ambientais em processos judicias e atua na regularização ambiental extrajudicial para a iniciativa privada e poder público. É consultora ambiental para a Pangea International Enterprise Limited, com sede em Shanghai, China e atua como colaboradora voluntária para a Organização não Governamental Sonho Nosso – Frente de Apoio Comunitário e Instituto Anchieta Grajaú.

Atuou como consultora jurídica voluntária para litígios administrativos e pequenas causas no Saint Paul’s Advocacy Office, em Vancouver, Canadá.

Ministra disciplinas na graduação, pós-graduação, MBA e mestrado em Instituições de referência em São Paulo e outros Estados, tais como IPT, Instituto Mauá de Tecnologia, Faculdades Oswaldo Cruz, PROGESA (FIA), SENAC, Centro de Extensão Universitária (CEU), UNIP, UNINOVE, FAG sobre diversos temas na área de meio ambiente: Responsabilidades Legais em Meio Ambiente; Perícia Ambiental; Licenciamento Ambiental; Gestão Estratégica em Meio Ambiente; Gerenciamento de Conflitos Ambientais; Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Resíduos; Biossegurança, Biodiversidade, Biopirataria e Biotecnologia Moderna.

Já lecionou nos cursos de Turismo e de Meio Ambiente em unidades do SENAC, além de participar como palestrante em cursos e aulas diversas sobre meio ambiente para o Poder Público e Empresas do setor privado.

Engenheiro Químico Pleno, Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos com ênfase em Meio Ambiente pela Faculdade Mauá – IMT com Pós-Graduação em Administração Industrial pela Vanzolini / USP. Participou do Diplomado em Desenvolvimento Industrial Sustentável – Leuphana Universität Lünenburg através da Câmara Brasil-Alemanha. Com experiência de mais de 13 anos em multinacional automobilística na gestão de resíduos sólidos, tratamento de água e efluente. Também coordenou durante 7 anos equipes multidisciplinares na área de manutenção industrial e gestão de contratos. Atuou na gestão de águas desde a captação de água por poços tubulares profundos, estação de tratamento de água – ETA, estação de tratamento de esgoto industrial – ETEI, tratamento de água num complexo de mais de 15 sistemas de torres de resfriamento, chillers e caldeiras e no processo produtivo automobilístico. Professor convidado no curso de Pós-Graduação em Resíduos Sólidos no Senac e ministra palestras e cursos em entidades como CRQ e Edutech. Perito Ambiental junto ao CRQ4.

Consultora em Projetos de Diagnóstico, Remediação e Avaliação de Risco à Saúde Humana em sites contaminados por compostos orgânicos e inorgânicos (Hidrocarbonetos derivados de petróleo, Organoclorados, PCBs, Pesticidas e Metais Pesados).

Doutora em Hidrogeologia/ Geoquímica Ambiental pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciências Biológicas (UNESP). Atuou como Assistente Técnico do Ministério Público do Estado de São Paulo, na empresa Servmar Serviços Técnicos Ambientais onde desenvolveu e acompanhou projetos de remediação e biorremediação (aplicação de biosurfactante para sites contaminados com hidrocarbonetos derivados de petróleo) e na empresa BTX, Geologia e Meio Ambiente em projetos de diagnóstico ambiental.

Geólogo pela UNESP – Rio Claro/SP, especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, e Doutor em Geociências e Meio Ambiental pela UNESP – Rio Claro/SP. É consultor especializado na coordenação de projetos de licenciamento ambiental, estudos ambientais, viabilidade ambiental, supervisão ambiental, entre outros, atuando na gestão de equipes multidisciplinares em empreendimentos relacionados a rodovias, mineração, indústria, loteamento, linha de transmissão, dutos, entre outros. Atuou nas empresas Geotec, ERM e Conestoga-Rovers Associados. Atualmente também é Sócio-Diretor das empresas Oiti Consultoria Ambiental Ltda. e A360 Geologia e Biologia Ltda.

Geógrafa pela USP, mestre em Geologia Geral e Aplicada pela USP e pós graduada (Doutorado) em Geologia e Meio Ambiente pela UNESP. Possui experiência profissional em mapeamentos do meio físico, elaboração e coordenação de Estudos de Impacto Ambiental, elaboração de estudos de Planejamento Físico – Territorial em diversos projetos, elaboração de estudos geomorfológicos para projetos, estudos de uso e ocupação do solo e planos de manejos de unidades de conservação. Atuou como coordenadora técnica de programas de manejo de bacias hidrográficas e planos de manejo de parques e coordenadora de estudos de Avaliação de Impactos Ambientais. Coordenadora e executora de licenciamentos ambientais de projetos polêmicos e complexos. Atualmente é consultora especializada na coordenação de equipes multidisciplinares para estudos ambientais e de projetos de Sistemas de Gestão Integrada e assessora para avaliação estratégica ambiental de empreendimentos. É sócia-diretora da empresa de consultoria Manancial Projetos e Consultoria Ltda.

Bacharel em Geografia (FFLCH/USP, 1999) e Mestre em Geografia Humana (FFLCH/USP, 2007). Docente do Centro Universitário da FMU desde 2012, nas disciplinas de Cartografia, Topografia e Geoprocessamento. Tem experiência desde 1999 com o Sensoriamento Remoto, tendo produzido dados geoespaciais para clientes da área de energia elétrica, telecomunicações e prospecção mineral.

Graduado em Licenciatura Plena em História, Pós-Graduado em Arqueologia (latto-sensu) pela UNISA com TCC – Adequação Ambiental e pós Graduado em Método em Arqueologia pela MAE/USP. Trabalhou na Estação Arqueológica: Anta II do Rego da Murta (Portugal) como responsável pelo registro e criação dos desenhos arqueológicos através de prospecções, escavações, estudo de materiais, aplicações Informáticas (fotografia digital, SIG). Palestrante da UNISO – Universidade de Sorocaba, da UNSCS – Universidade de são Caetano do Sul e outras instituições de ensino.

Engenheira Ambiental pela Universidade São Marcos (USM), Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Faculdade SENAC de Educação Ambiental (SENAC), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade de São Paulo (USP).

Atuou seis anos em multinacional do ramo siderúrgico como gestora do sistema de gestão ambiental. Elaborou o Estudo de Impacto Ambiental da siderúrgica, coordenou e implantou o Sistema de Gestão Ambiental Certificado ISO 14001, instalou o Centro de Educação Ambiental Olho D’Água com o projeto de estruturação aprovado pelo Ministério Público de São Roque-SP, elaborou e implantou o Gerenciamento de Riscos Ambientais da Unidade, desenvolveu o Programa de Medição e Acompanhamento de Emissões de CO2 da produção da Usina, implantou a Gestão de Resíduos e desenvolveu trabalhos e metodologias para a Customização de Co Produtos gerados e implantou o Plano de Monitoramento Ambiental.

Atualmente atua como consultora de Gestão Ambiental e Indicadores de Desempenho Socioambientais Corporativo da mesma empresa em âmbito Nacional.

Bacharel em Ciências e Química, Universidade de Guarulhos e MBA Internacional em Gestão Ambiental, Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC – MCT . Diretor técnico da área de qualidade do ar da AECOM Brasil, possui mais de 25 anos de experiência em diagnóstico e controle da poluição de ar. Ex-sócio diretor da ERM, responsável pelas áreas de qualidade do ar e mudanças climáticas. Trabalhou durante 09 anos como pesquisador no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo com foco em poluição do ar na indústria.

Formada em Engenharia Química e pós-graduada em Gestão Ambiental e Gestão Financeira e Controller. Atua na área de meio ambiente desde 1999, em diversos trabalhos como EIA-RIMA, PMEA, Inventário de emissões poluentes regulados e GEE, Estudos de Dispersão Atmosférica, monitoramento da qualidade do ar, etc. Atualmente é Gerente de Projetos da AECOM.

Mestre em Tecnologia Ambiental IPT – USP; Engenharia Elétrica – FEI; Pós-Graduação em Administração de Negócios Mackenzie; Expert em Normas que regulam a Segurança e Medicina do Trabalho – Portaria 3.124/78; Especialista em Avaliações Ambientais em atendimento a NR-15; Perito em PPRA, LTCAT, PCMAT, Ergonomia e PPP; Versado nas Normas ISO 9001, 14000 e OSHAS 18000; Professor do Curso Técnicos de Segurança do Trabalho – SENAC; Treinamento em Segurança na área de Química Industrial; Vivência na área de Suprimento de Materiais e Logística em ambientes Industriais; Consultor em Projetos de Impactos Ambientais; Instrutor dos Cursos de Gestão de Resíduos Sólidos, Transporte de Produtos Perigosos, Simulados de Emergência e de todas as NR’s.

Biólogo, Mestre em Ciências Florestais pela Universidade da São Paulo – ESALQ/USP. Especialista em Tecnologia da madeira pela Japan International Cooperation Agency, em Nagoya – Japão. Trabalhou como Pesquisador Científico do Instituto Florestal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SMA/SP, com projetos nas áreas de Levantamento, reconhecimento e inventário florestal e anatomia e identificação de madeiras. Tem experiência na fiscalização de empreendimentos em fase de Licenciamento Ambiental e implantação e monitoramento de projetos de recuperação de áreas degradadas, além de grande interesse em meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Bacharel em Ciências Químicas com Atribuições Tecnológicas, formado pela Faculdade de Ciências e Letras de São Bernardo do Campo é filiado aos CRQs da IV, V e XXI Regiões. Há 22 anos iniciou seus trabalhos ligados a tratamento de efluentes, seja por processos físico químicos ou biológicos. Profissional atuante em uma empresa de prestação de serviços de grande porte, responde operacionalmente a nível nacional por 19 estações de tratamento de efluentes. Suas atividades profissionais dentro dos contratos envolvem: elaboração de análise critica de processo, reengenharia de processo e projetos, apoio operacional à distância, estudos de melhoria, treinamento e capacitação operacional dos colaboradores envolvidos no processo de tratamento de efluentes, responsabilidades técnicas junto aos órgãos ambientais como CETESB, SMAM, FEPAM e outros, além do CRQ. Atende as empresas que atuam nos seguintes segmentos: multinacionais de auto peças, processamento de dados, indústrias farmacêuticas, shoppings Centers, indústria de cigarros, telefonia móvel, montadoras , instituição de ensino, já atuou em usinas de biodiesel e empresa de aviação.

Atua há 19 anos como consultor independente na área de modelagem de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes em meios porosos, tendo realizado mais de 150 projetos junto às maiores empresas de serviços ambientais do Brasil. Bacharel em física (IF-USP), mestre em geofísica (IAG-USP) e doutor em hidrogeologia (IGc-USP).

Engenheira ambiental pela ESCOLA POLITÉCNICA DA USP , experiência em Projeto Arquitetônico detalhado para aprovação em órgãos públicos e reformas com o uso do software autoCAD; Experiência de mais de vinte anos ministrando aulas de AutoCAD 2D e 3D em escolas de informática e alunos particulares. Elaboração de Projeto Arquitetônico com uma visão sustentável. Atualmente, além, de se dedicar a execução de projetos que exigem o uso de Quota Ambiental, ministra curso de AutoCad e é aluna de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela ESCOLA POLITÉCNICA DA USP.

Mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT/USP, onde defendeu a dissertação com o tema “Pegada de Carbono de Produto ao longo do Ciclo de Vida-estudo de um caso real”. Engenheira química graduada pela FEI, e MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação na FEA/USP. Há 10 anos é sócia-diretora de empresa que presta serviços de assessoria na implantação de Projetos de Sustentabilidade e Programas de Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa, para empresas de diversos setores industriais. Possui 20 anos de experiência como gestora em P&D de produtos e processos em indústrias químicas e cosméticas. Desde 2007 atua em treinamentos com cursos e palestras in company externos, tendo como principais clientes:

Entidades/Associações: ABRAFATI, ABIPLA, ABRE, ABC Cosméticos, ENGEMA (USP), BSI, Câmera de Comércio Brasil-Alemanha, entre outras.
Empresas: Camargo Corrêa, Grupo Abril, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Algar, Komatsu, Columbian Chemicals, CNEC Engenharia.
Escolas/Universidades: USP/SP, Instituto Mauá de Tecnologia, FAAP, SENAC, FEA, FIA, Faculdades Oswaldo Cruz, Centro Paula Souza.