Project Description

Geoprocessamento Aplicado a Estudos Ambientais – 8 Horas

Conteúdo

  • Introdução à Cartografia: Tipos de Projeção, Datum, Sistema Cartográfico;
  • Navegabilidade no software, Criação e Configuração de Projeto no QGIS;
  • Entrada de Dados Tabulares, Shapefile e Raster
  • Introdução aos Complementos;
  • Georreferenciamento: Carta topográfica oficial, imagem de satélite (duas técnicas de georreferenciamento);
  • Edição de mapas: Vetorização, Cálculos com Banco de Dados;
  • Layout: Legenda, escalas, carimbo, dimensões do mapa, composição de mapas;
  • Fontes de pesquisa: sites para coleta de dados e imagens de satélite.

Objetivo

O presente curso tem como objetivo introduzir os profissionais que tem interesse ou já trabalhem na área Ambiental ao software de Geoprocessamento Quantum GIS (QGIS) que serve para auxiliar na formulação de estudos de meio ambiente através da elaboração de mapas, cálculos e interpretações de imagem de satélite.

Público-Alvo

Profissionais, consultores e especialistas de todos os níveis que tenham interesse na área de Geoprocessamento aplicado a estudos ambientais que não tiveram contato com a técnica ou que tiveram pouco e querem aprimorar os conhecimentos, bem como estudantes que queriam ingressar nessa área de atuação ou que já estejam nessa linha de estudo. Em geral as pessoas que tem o objetivo de oferecer um diferencial profissional na área tecnológica/cartográfica ambiental com produtos de alta qualidade e precisão

Justificativa

A Cartografia historicamente apresenta-se como auxiliar do homem na tomada de decisões, seja nas navegações, descobrimento de novas terras, tesouros escondidos. No mundo moderno a Cartografia evoluiu e, com o advento da informática, softwares sofisticados permitem traduzir a realidade com muita precisão e rapidez, na forma do Geoprocessamento. Por conta disso é utilizada amplamente e quase obrigatoriamente em diversos campos da ciência, e com destaque na área ambiental. Estar familiarizado com essa ferramenta apresenta-se como um grande diferencial tanto pessoal quanto profissional.

Instrutor

Alexander Sergio Evaso, Bacharel em Geografia (FFLCH/USP, 1999) e Mestre em Geografia Humana (FFLCH/USP, 2007). Docente do Centro Universitário da FMU desde 2012, nas disciplinas de Cartografia, Topografia e Geoprocessamento. Tem experiência desde 1999 com o Sensoriamento Remoto, tendo produzido dados geoespaciais para clientes da área de energia elétrica, telecomunicações e prospecção mineral.

INSCREVA-SE

Contato


Telefone:
(11) 97304-8451
E-mail: treinamento@edutechambiental.com.br

Data e Horário

Local

Av. Paulista, 807 – Na estação do metrô Brigadeiro – São Paulo